sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Quando as Trilhas Sonoras Entregam Spoilers

0 comentários
Este post contém spoilers. Se você não liga pra eles, siga adiante. Se não, pega o beco. Só se quiser.

Ahh uma trilha sonora. Quem não ama isso? Acredito que a música numa obra da sétima arte é de extrema importância, pois (dependendo de cada filme) ela causa uma imersão maior, coisa que o filme em si já faz, mas que a trilha complementa. Pegue grandes composições como: Star Wars, Indiana Jones, De Volta Para o Futuro, Jurassic Park, Três Homens em Conflito, Sete Homens e um Destino, Harry Potter, James Bond, Missão Impossível e tantos outros que existem e melhoram nosso dia-a-dia e/ou até mesmo o nosso humor (isso no meu caso) que geraram os grandes clássicos que conhecemos hoje. Mas nem tudo são rosas. Quem é um ávido cinéfilo e acompanha de tudo sobre os filmes sabe muito bem que as trilhas sonoras também podem acabar com a surpresa de um nerd. Sim, mancebos, estou falando de SPOILERS (fujam para as colinas!!) que elas trazem em seus álbuns. Irei listar cinco filmes para vocês entenderem do que estou falando. Eu sei que faltarão muitas, mas o basicão está logo abaixo.

1) Star Wars: A Ameaça Fantasma (1999)

Eu entendo que naquela época nem todo mundo tinha internet para saber que o Qui-Gon morre em alguma parte do filme, mas um parente meu (meu tio, no caso) foi pego de surpresa quando viu a faixa "Qui-Gon's Noble End" e sacou que ele iria falecer. John Williams talvez pensou que ninguém ia notar... Ele falhou miseravelmente.
Porém, e se hoje um novo fã de SW estiver mexendo nas trilhas do mestre JW e se deparar com isso? O que ele deve fazer? Também conta o fato se a pessoa leva spoilers a sério ou não. Eu levo e detesto quando alguém me conta sobre qualquer coisa, então se fosse eu, provavelmente ficaria estarrecido e indignado com John Williams.





2) A Bruxa (2015)

Esse caso eu lembro de ter acontecido comigo quando escutei as (arrepiantes) trilhas desse filme. Como não havia estreado no Brasil ainda, fiquei pensando em como essa obra do diretor Robert Eggers é horripilante, já que Stephen King mencionou que o filme o assustou pra c*ralho. Em certa parte da obra, Caleb se mete na floresta e encontra uma bruxa e acontece algumas coisas que, mesmo estando implícito, sabemos o que é. Ele aparece depois nu perto de casa e morre um tempo depois falando coisas sem sentido.
Até aí tudo bem, se não fosse a trilha do álbum me relevando isso. Na verdade, há mais duas faixas revelando spoilers e com o mesmo garoto. São: "Caleb is Lost", "Caleb's Seduction" e (tchan tchan tchan) "Caleb's Death". Wtf amigos, não precisava disso. Certamente dava para ter outros títulos, mas o compositor Mark Korven ligou o f*da-se e deixou assim.



3) Godzilla (2014)

Tudo bem que para esse filme ninguém ligou muito (e nem para a trilha) e que eu particularmente achei mequetrefe, mas o Alexandre Desplat cometeu um erro terrível ao colocar o resultado final da briga entre Godzilla e os monstros que esqueci o nome. Algumas pessoas não sabiam (olha eu aí de novo) que o monstro gigante ia lutar com outras criaturas e sim seria o foco de "terror". Na penúltima faixa, "Godzilla's Victory", ficamos sabendo mesmo sem precisar ver o filme que o lagarto enorme vence no final (puro maniqueísmo previsível na verdade). Precisava? O título podia ser "The Final Scene" que não pegaria os nerds de surpresa.
PS: Que título mais merda esse.
PS2: Os trailers enganaram todo mundo.




4) Star Trek (2009)

Esse eu consegui escapar do spoiler. Numa época em que eu não escutava as trilhas sonoras na internet, descobri vendo o filme que o vilão Nero, interpretado por Eric Bana, morre no final do filme (puro óbvio eu acho). Mas para quem era mais aficionado do que eu e não aguentava esperar o reboot/remake de Star Trek pelas mãos de J.J. Abrams e espiaram o álbum da trilha a faixa "Nero Death Experience", descobriram o que acontece com o romulano.
Tá certo que provavelmente ele iria morrer, mas podia ser que não. Na sequência, o Khan voltou a ser hibernado e tá vivinho da silva.   E logo você, Michael Giacchino, fez isso conosco e os fãs de Star Trek. Não chega a ser uma traição, mas que belo passo para trás você deu hein meu filho.




5) O Homem nas Trevas (2016)

Um caso bem recente de spoiler nas trilhas sonoras nos filmes é o ótimo "O Homem nas Trevas". Resumo básico: Três ladrões vão roubar a casa de um cego, que é um militar (fodão) aposentado (fodão) e (já mencionei o fodão) que mata um deles logo no começo. Não sei se chegaria a ser um spoiler já que a cena do personagem Money morrendo passa no trailer e que isso levaria ao destino dos outros dois personagens se vão morrer ou não.
Porém, quem não gosta de ver surpresas reveladas nem nos trailers, não escapará se for dar uma olhada no álbum do filme. A faixa "Money Dies" está lá para lhe lembrar de que o cara morre. Vou dar outro exemplo caso não achem que esse é spoiler. Há outra faixa, a "Insemination", que traduzida fica inseminação e nos vem à mente o quê com essa palavra? Isso mesmo. Em alguma parte do filme alguém vai receber uma coisinha nojentinha naquelas partes.



Read full post »
 

Copyright © Uma Viagem pelo Cinema e Séries Design by Free CSS Templates | Blogger Theme by BTDesigner | Powered by Blogger