segunda-feira, 9 de março de 2015

Tubarão - 40 Anos do Clássico de Steven Spielberg

Se com "Alien - O Oitavo Passageiro" ninguém podia ouvir você gritar por estar no espaço, em "Tubarão" você podia muito bem escutar os horrores de alguém estar sendo devorado pelo maior predador dos mares. Este soberbo clássico de Spielberg, diretor de outros sucessos como "Indiana Jones", "ET" e "A Lista de Schindler", conta a história (baseada num livro de Peter Benchley) de um grande tubarão branco que aterroriza uma pequena ilha na comunidade de Amity. Um xerife, um cientista e um pescador tentam impedir que a fera mate mais pessoas.
O filme que espantou várias pessoas de tomarem banho na praia também se tornou um grande sucesso do cinema e principalmente para a época. Resultado disso: Bilheteria de 470 milhões de dólares para um orçamento de 9 milhões. Era a passagem de ida que Spielberg precisava para seus futuros projetos darem certo. E pensar que a produção do filme foi complicada. Baixo orçamento (que foi estourado depois) implicando num tubarão mecânico que dava problemas, um elenco tenso e atrasos nas filmagens. Mas no fim de tudo isso o filme foi um sucesso, tanto de crítica como bilheteria (dito anteriormente). No Brasil, foi visto por mais de 13 milhões de pessoas (e Tropa de Elite 2 só conseguiu 11. Don't mess with Jaws) e até hoje é lembrado pela Sessão da Tarde (por onde este blogueiro assistiu pela primeira vez). Tubarão foi um dos primeiros filmes a ser creditado como blockbuster (hoje só o que tem é block, a maioria) e completa em junho 40 anos. Como o tempo passou rápido. Teve mais 3 sequências, sem a mão de Spielberg e claro, não tiveram a recepção do primeiro.
Foi indicado a 4 oscars, inclusive melhor filme, mas levou 3, melhor edição, melhor som e melhor trilha sonora, que convenhamos, o que seria do filme sem a trilha angustiante e amedrontadora de John Williams?
O elenco composto por Roy Scheider, Robert Shaw e Richard Dreyfuss, respectivamente o xerife, o pescador e o cientista, atuam bem e somos convencidos disso. Principalmente nas cenas de suspense.
Um dos melhores filmes de todos os tempos, Tubarão é uma obra de arte que nunca será esquecido.
"You're gonna need a bigger boat."

0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright © Uma Viagem pelo Cinema e Séries Design by Free CSS Templates | Blogger Theme by BTDesigner | Powered by Blogger