domingo, 24 de maio de 2015

35 anos de O Iluminado

*Podem haver alguns spoilers do filme.

"Here is Johnny!!" Frase célebre dita pelo personagem Jack Torrance interpretado pelo "desconhecido" Jack Nicholson num (talvez "O") dos maiores filmes de terror de todos os tempos, O Iluminado, que completou 35 anos ontem no dia 23 de maio.

Dirigido por ninguém menos do que Stanley Kubrick (endeusado por muitos, principalmente por um amigo meu, mas reconheço que ele é bom), a trama conta a história de Nicholson que é contratado para servir de vigia/zelador do Hotel Overlook e ele leva a sua família junto (que mais tarde passará por maus bocados). Com o tempo, Jack começa a ter problemas mentais e ficar bem loucão da vida. Além disso, o seu filho Danny (Daaaanny, Danny boy) tem um poder onde vê visões bem tenebrosas do passado e também do futuro. E qual seria o "PRErigo" de tudo isso? Simples. Fantasmas. Fucking Ghosts dude. Malditos fantasmas das pessoas do hotel que ficam não só assombrando Danny (garotas gêmeas), a esposa de Jack, Wendy (vários, como o do velho com um copo na mão e sangrando pela cabeça) como a nós também (todos os fantasmas fdps).

O filme tem várias cenas icônicas. Como a do machado na porta e Jack dizendo sua frase famosa dita por mim no começo do post, as gêmeas fantasmas, a do elevador, a da máquina de escrever de Jack escrito várias vezes com "Só trabalho sem diversão faz de Jack um bobão", quando Wendy segura um bastão para se defender de seu marido e muitas outras.

A obra também é conhecida por não seguir a outra obra, a de Stephen King, "Ó" Rei dos livros de Terror, até porque certos detalhes não estavam no filme e isso deixou o Rei (King, entenderam? Tá, desculpa por isso) muito Putinho, mas o engraçado é que (dessa vez) o resultado não fica ruim, pelo contrário, fica excelente. O filme também é lembrado pelo perfeccionismo de Kubrick (que já vem dos seus outros filmes) cuja cena do bastão foi feita 127 vezes (se eu não me engano) e isso deixava a atriz que interpreta Wendy (Shelley Duvall) bem furiosa (vi até um vídeo deles dois discutindo).

Enfim, "this masterpiece"possui um final emblemático (Kubrick sendo Kubrick) que me fez pensar várias vezes, assim como seu outro filme 2001, mas não deixa de ser um bom filme. É até meu filme de terror favorito, dá uma surra nesses filmes de hoje. Quem não viu e curte o gênero deveria assistir. São 35 anos passados, mas não fica ultrapassado.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright © Uma Viagem pelo Cinema e Séries Design by Free CSS Templates | Blogger Theme by BTDesigner | Powered by Blogger