domingo, 22 de novembro de 2015

Toy Story - 20 Anos desse Mundo de Aventuras

Em 22 de novembro de 1995, estreava nas telonas estadunidenses Toy Story, o primeiro filme de animação feito por computador (que depois geraria filmes feitos pelo mesmo modo) que fascinou crianças, jovens e até adultos com sua incrível história e personagens carismáticos.

É quase difícil pensar que já se passaram 20 anos, mas é a mais pura verdade. Perdi as contas de quantas vezes assisti o VHS de cor verde que tinha ou de quando passava na Sessão da Tarde. A sinopse todos nós sabemos: Os brinquedos do Andy liderados por Woody, o cowboy e dublado por ninguém menos que Tom Hanks, recebem o novo brinquedo ganhado de aniversário por Andy, Buzz Lightyear, um astronauta dublado por Tim Allen. Tudo bem até aí? Não para Woody, que fica com inveja do brinquedo. A partir daí muitas coisas acontecem e conhecemos vários personagens adoráveis: Cabeça de Batata, Rex, os Soldados do exército, Slinky, Porquinho, Betty, os Aliens e Olho Vivo. Também temos o dono dos brinquedos Andy e sua mãe Sra. Davis. E o vilão Sid, o garoto que destrói brinquedos por diversão.

O filme tornou-se um sucesso de crítica e bilheteria e gerou mais três continuações: Toy Story 2 em 1999, Toy Story 3 em 2010 e Toy Story 4 que irá estrear em 2018. O primeiro foi indicado a 3 Oscars: Melhor Roteiro Original, Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção Original "Amigo estou aqui". Canção essa que virou tema da franquia e que qualquer um sabe cantá-la. O segundo filme foi indicado a 1 Oscar apenas: Por Melhor Canção Original "When She Loved Me", aquela triste canção contando a história da boneca Jesse. Já o terceiro filme foi indicado a 5 Oscars e levou 2 estatuetas: Por Melhor Filme de Animação e Melhor Canção Original "We Belong Together".

Como de costume, listarei algumas curiosidades do filme.
1 - O caminhão de entrega “Pizza Planet”, aquele amarelo com "Yo" na parte de trás, aparece em todos os filmes da franquia, assim como em todos os outros filmes da Pixar.

2 - Originalmente o ator Jim Carrey daria voz ao personagem Buzz Lightyear, mas o orçamento estipulado para o longa não foi o suficiente para contratá-lo.

3 -  Buzz Lightyear se chamaria Lunar Larry.

4 - A Pixar apresentou um rascunho do filme para a Disney em novembro de 1993. O fracasso foi total. Nessa versão inicial Woody era um personagem sarcástico, que insultava os outros brinquedos, o que desagradou os produtores. A equipe gastou uma semana produzindo um novo roteiro onde Woody era um personagem mais amistoso.

PS: É o meu filme de animação favorito. Na verdade a franquia inteira. E até hoje ninguém foi capaz de tirá-los do posto.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright © Uma Viagem pelo Cinema e Séries Design by Free CSS Templates | Blogger Theme by BTDesigner | Powered by Blogger