quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Dunkirk - A Resenha

Este post não contém spoilers.

A história de "Dunkirk" conta sobre a Operação Dínamo, mais conhecida como a Evacuação de Dunquerque, soldados aliados da Bélgica, do Império Britânico e da França são rodeados pelo exército alemão e devem ser resgatados durante uma feroz batalha no início da Segunda Guerra Mundial.

O novo longa de Christopher Nolan ("Interestelar") talvez já possa ser chamado de obra-prima. O décimo filme de sua carreira é uma nova empreitada, já que o diretor britânico já passou por uma trilogia do Batman, uma ficção científica no espaço e uma aventura sobre sonhos. A tentativa de Nolan agora é no gênero da guerra e, mais uma vez, obteve êxito.

Apesar de ser esse gênero, ele classifica sua obra como um suspense e ele está certíssimo. O filme é encarregado de tanto suspense que você irá levar sustos (sim, jumpscares) por causa dos tiros (e também porque o som é altíssimo), porém, não é só por isso. O desespero toma conta dos soldados ao longo dos 106 minutos de duração e chega a ser enervante e excruciante de ver.

Atribuída por uma trilha sonora composta por Hans Zimmer (mais uma colaboração com Nolan e mais uma vez fantástica), seu coração palpitará no ritmo dos tiques de relógio e batidas frenéticas de se sentir nervoso, agitado e inquieto (destaque para Supermarine). Assim como os efeitos sonoros dos tiros, a trilha lhe fará saltar da cadeira tantas vezes que você perderá as contas.

Muitas pessoas (bote muitos nisso) reclamaram do roteiro de Christopher Nolan e não digo das polêmicas envolvendo os franceses, indianos e whitewahsing, e sim da falta de emoção e de desenvolvimento dos personagens do longa. Eu discordo completamente de que a ausência disso não faz o filme ser perfeito, pelo contrário, o torna mais grandioso.

Como o longa se divide em 3 áreas (o molhe, o mar e o ar), seria impossível detalhar todos os personagens a não ser que a duração fosse de 3 horas, mas Nolan não queria isso. Ele queria retratar apenas a tentativa de sobrevivência dos soldados em Dunkirk. Numa guerra de verdade, não há protagonistas nem secundários, e sim homens arriscando suas vidas em prol de muitas outras vidas. Pegue filmes como "Mad Max - Estrada da Fúria" e "Gravidade", eles praticamente não têm roteiro ou encare como simples, você quem sabe, mas são ótimos mesmo assim. Com Dunkirk é exatamente a mesma coisa.

Quem reclamou de que não teve emoção (e foram muitos, repito), não deve ter se colocado na pele dos soldados em questão. Eu mesmo fiquei tenso e desesperado vendo muitos deles morrerem pelos malditos alemães que Nolan fez questão de não mostrar o rosto (aumentando mais ainda o suspense principalmente nas cenas de tiros, onde não sabemos onde eles estão), mas isso depende da reação de cada um.
Vá ao cinema e crie sua própria conclusão.

Dunkirk foi elogiado também pelos efeitos especiais usados no filme, onde a maioria deles foram práticos. O CGI foi mantido novamente apenas para completar o que os práticos iniciaram e eu duvido alguém encontrar uma simples cena onde você pode dizer "ah isso é muito falso", o cara sabe fazer direito. E olha que nem falei direito dos efeitos sonoros, só digo que um Oscar é quase certo.

Do mesmo jeito que o filme não tem um protagonista em si, suas atuações não são requisitadas, mas se formos analisar, todos eles estão muito bem, até mesmo para Harry Styles, ex-boy band do One Direction. Tom Hardy é um piloto da Força Aérea Real e pode-se dizer que ele traz uma atuação tranquila, sem ser algo espetacular, mas prestem atenção na sua última cena.

Para mim, Dunkirk é um dos melhores filmes de Christopher Nolan, porém, não é meu preferido. Esse posto continua com um empate entre "Batman - O Cavaleiro das Trevas" e "A Origem", mas não é por isso que deixa de ser uma obra espetacular, majestosa e muito bem trabalhada. Quem gosta de um filme na época da segunda guerra, vai adorar, e quem prefere um suspense, também vai gostar.
Nota: 10.

1 comentários:

  1. É das melhores do seu gênero. Christopher Nolan como sempre nos deixa um trabalho de excelente qualidade, sem dúvida é um dos melhores diretores que existem, a maneira em que consegue transmitir tantas emoções com um filme ao espectador é maravilhoso. Dunkirk é um filme com un roteiro maravilhoso. É um filme sobre esforços, sobre como a sobrevivência é uma guerra diária, inglória e sem nenhuma arma. Acho que é um dos melhores Tom Hardy filmes é uma produção que vale a pena do principio ao fim. É um exemplo de filme que serve bem para demonstrar o poder do cinema em contar uma história através de sons e imagens, que é, diga-se de passagem, a principal característica da sétima arte.

    ResponderExcluir

 

Copyright © Uma Viagem pelo Cinema e Séries Design by Free CSS Templates | Blogger Theme by BTDesigner | Powered by Blogger